Mais uma sobrevivência: Primeira semana (-1.7kgs)
quinta-feira, 12 de maio de 2016 // 0 comment(s)

Hoje não estou muito empolgada para escrever, mas queria deixar registrado aqui que consegui seguir a dieta passada pela minha nutricionista por uma semana inteira pela primeira vez. :)

Perdi 1,7kgs nos últimos 7 dias, o que me deixa muito feliz. Confesso que ver o número na balança diminuir a cada dia é um incentivo e tanto, mas o que realmente me deixa cada vez mais satisfeita é sentir que eu sou capaz! Que eu sou capaz de seguir um cardápio, que eu sou capaz de dizer não para um prato de sobremesa, de dizer não para um desejo de comer de madrugada! Sentir que, mesmo em coisas pequenas como essas, estou sendo capaz de ter controle sobre a minha vontade tem me feito sentir uma pessoa mais valorosa.

A sensação de não me sentir mal após uma refeição, seja por peso na consciência, seja por estar cheia demais, tem se mostrado mais deliciosa do que devorar uma pizza inteira, ou qualquer loucura que eu teria feito normalmente na minha rotina. E sinto que quanto mais eu exercito esse "músculo" da força de vontade, mais resistente ele fica e cada vez mais o sacrifício de dizer "não" aos meus desejos diminui. Espero que eu seja capaz de continuar mantendo esse mesmo entusiasmo. :) 

Na minha primeira postagem após reviver esse blog, escrevi que ia buscar ajuda psicológica e fiz isso! Segunda-feira fui à minha primeira consulta e foi bem bacana. Claro que terapia é algo que demora um tempo. No início ela vai ter que ir me conhecendo, pra só depois entender o porquê me comporto de determinada maneira e como me ajudar. Mas, sentir que eu já dei o primeiro passo também me faz muito feliz. Têm outros assuntos que eu quero tratar com ela, também, então ao longo desse ano espero melhorar mais como pessoa de maneira geral.

Minha psicóloga reforçou comigo a importância do controle: que controle nem sempre é só em "aguentar a vontade de comer um doce que está ali na sua frente", mas também é, por exemplo, evitar trazer para a sua casa coisas que você sabe que terá dificuldade em resistir. Acho que isso é meio óbvio, né? Mas eu vou mais além e volto no assunto do post anterior: controle também é ser capaz de planejar QUANDO e DE QUE FORMA você se dará o "luxo" de sair da dieta sem que isso seja o fim dos tempos.

Eu digo isso porque tenho percebido que uma das coisas que mais me desestimula na dieta é sentir que perdi o controle. Eu tenho a tendência a me punir mentalmente e pensar que não vou ser capaz de retornar, que não vou ser capaz de seguir mais a reeducação deste dia em diante. E normalmente, esse pensamento me sabota. Mas também me dei conta de que quando aquela "jacada" é planejada, eu continuo tão estimulada quanto antes. Se está dentro dos planos que sexta-feira poderei comer fora no almoço, eu sinto que não tem problema. Eu me sinto capaz de abrir aquela exceção e mesmo assim ter a consciência que a minha dieta e força de vontade não estão arruinadas.

Hoje à noite sairei com um grupo de amigos para um restaurante que ainda não conheço aqui em Brasília. Já estou preparada para comer o famoso omelete de lá. E o final de semana está chegando e de novo, saída na sexta e sábado à noite. Tendo todos esses compromissos dentro do meu controle, sei que não vou desanimar depois. ;)

Postar um comentário